quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MARATONA DO PORTO - SEMANA ZERO

Todos os anos por esta altura, desde 2007, a cena repete-se: começo a treinar para a maratona do Porto; e todos os anos o principal objectivo é este: estar presente na partida da maratona. Acho que este é sempre o objectivo mais difícil: porque as corridas da vida podem "obrigar" a não passar pelo Porto; também há as lesões (que é o que mais me assusta).
Depois de correr os últimos 195 metros da primeira maratona, o objectivo "chegar ao Fim" fica para 2º plano, porém é sempre um grande objectivo e o mais nobre. Este ano, como objectivo mais saliente, tenho este: chegar à meta antes do cronómetro mostrar 3h20m. Até lá vou seguir uma espécie de plano de treino, feito por mim, baseado em: corrida continua; jogos de corrida (fartlek, séries, escadas, rampas); corrida longa com vários ritmos; numa base de 4/5 treinos semanais.
Por agora o resumo da semana zero, já com menos um treino do que o previsto devido a uma pequena lesão: cravei uma tacha enferrujada na planta do pé (é o que dá andar na rua à Tom Sawyer).

SEMANA ZERO (8 a 14AGO)
2ª - 56'20'' CC
3ª - 1h03'58'' CC
4ª - 1h03'58'' Rps
5ª - Descanso
6ª - 1h33'07'' CC
S. - Descanso forçado
D. - Descanso

Há um pequeno pormenor que pode afectar toda a minha preparação: desde 7 de Novembro de 2010 que não faço uma corrida acima das 2h e no sábado este "teste" foi adiado por mais uma semana.
Boas corridas.