7ª Maratona do Porto

O dia começou cedo. Pequeno-almoço, passava um pouco das 7h, normal mas reforçado; umas sandes mista, café com leite, bolos de chocolate, uma banana.
Ao contrário das outras maratonas que fiz, não estava nada nervoso nem preocupado com o tempo final se ia ou não conseguir chegar aos objectivos, mais: se ia ou não conseguir acabar a prova. Estava assim principalmente por ter parado quase totalmente os treinos nas duas últimas semanas, por razões pessoais. Continuava a alimentar o sonho de baixar as 3h30 mas estava consciente se falhasse, por muito ou por pouco, mais oportunidades viriam. Assim, com este espírito, equipei-me (equipamento e rituais preparados de véspera) e pelas 8h estava em direcção à zona de partida da maratona. Um café, umas voltas por ali para ver e cumprimentar alguns conhecidos e um aquecimento rápido (mais mental que físico).
Na partida, próximo do Rui, do Filipe e do Vitor  esperei o tiro de partida e lá me fiz à estrada. Não consegui seguir no ritmo de ninguém até porque no emaranhado de gente que tinha partido à minha frente havia corredores bem mais lentos que eu e depois porque o principal objectivo era tentar manter o meu ritmo e eles iam para tempos melhores. O primeiro quilómetro foi o mais lento de toda a prova, 5'27'', muito lento para as minhas ambições.
Mas a corrida lá continuou, sem muitos motivos de interesse, nos retornos ia vendo o pessoal conhecido que ia à minha frente e depois o que ia atrás, trocávamos palavras de incentivo e seguíamos em direcção à meta. Levei o mp3 onde ia ouvindo umas músicas, observava a linda paisagem que tem esta maratona e sigo, quase sempre sozinho, no meu ritmo. Por duas vezes distraí-me um pouco e fiz os quilómetros a um ritmo superior a 5 minutos, mas nada que fosse irrecuperável. Estava tudo controladissimo (que não sei muito bem o que isto quer dizer numa maratona).
O meu plano de abastecimentos era muito simples: água, mais água, alguns goles (um copo) de bebida desportiva, figos secos e gel energético tomados alternadamente de meia em meia hora. Na passagem pelo abastecimento dos 20Km comi uma metade de banana porque estava com bom aspecto.
Por volta dos 30 quilómetros comecei a passar por muito atletas, alguns conhecidos, mas eu não queria abrandar a ritmo, sabia que era este o ritmo certo que me levaria aos 35 sem problemas, até aí ia aguentar, depois logo se via o que acontecia. E o inesperado aconteceu-me ao quilómetro 36: fiquei sem mp3, foi-se a bateria, paciência!
Continuei com o mesmo ritmo, agora as coisas já saiam com mais dificuldade, numa luta contra o relógio e pior que isso: contra o vento. Por volta dos 39 quilómetros senti que as 3h30 já não me fugiam, uns incentivos ao Pena e depois a uma banda de música que estava por ali, mais cansada que eu.
Subi a Avenida da Boavista com o meu melhor sorriso, ia conseguir chegar ao encontro marcado a horas.
Cheguei à meta; parei o cronometro: 3h25m24s que demorei a percorrer os 42,195 Km habituais na Maratona do Porto.
As dores habituais pós maratona não foram sentidas com a mesma intensidade com que fui presenteado das outras vezes. Apesar de ter conseguido alcançar os meus objectivos fiquei triste por não poder partilhar este sabor sub 3h30m com o Almeida, com o Paiva e com o Pena.
Pode ser que seja já no próximo dia 5 em Lisboa...
Até lá: boas corridas.

Comentários

  1. Ricardo
    parabéns, eu sabia...
    Triste fiquei igualmente eu pois não te consegui ver na Afurada.
    Para a de Lisboa já sabes, não te esqueças do que falámos quando no nosso meeting blogger, seria um enorme prazer.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo,

    Parabéns pela prova concluída e por ter atingido os seus objectivos.

    Os meus desejos de uma boa recuperação de modo a que em Lisboa, em 5 de Dezembro, possa festejar mais uma vitória.

    Um grande abraço

    José Alberto

    ResponderEliminar
  3. Ricardo,

    Antes do início da prova tentei encontrar-te para te cumprimentar, mas infelizmente não consegui. Da primeira vez que te vi, na viragem à meia maratona vi que ias muito confortável, o que se repetiu no Freixo. Depois, quando passaste por mim confesso que senti uma saudável inveja da frescura que mostravas e que pronunciava o resultado que veio a acontecer.

    Fico muito satisfeito que tenhas conseguido o teu objectivo. ace a tudo o que tens feito este ano é, no mínimo, justo.

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  4. Com essa força de espirito era quase impossivel nao conseguires alcançar o objectivo pretendido.
    Imagino o teu sorriso a subir Av. da Boavista. Sonhador e vitorioso!!!
    Parabéns, uma vez mais estiveste muito bem!!!!
    ac

    ResponderEliminar
  5. Olá Ricardo;

    Boa prova em ritmo descontraído e sem grandes preocupações. Os resultados sempre aparecem, e este foi muito bom.

    Continuação de bons treinos e boas provas.

    Um abraço
    Xavier

    ResponderEliminar
  6. Boas Ricardo...

    ... Estou a aproveitar o fim-de-semana para actualizar a leitura dos blogs... a vida tem disto.

    Ainda bem que conseguiste e com descontracção. Vamos ver se aprendi bem a lição e em Lisboa a coisa se compõe.

    Que a tua vida se componha para o melhor... ela às vezes deixa-nos desarmados. Tu és um gajo de fibra nas corridas e isso vai acabar por se mostrar no resto da tua vida.

    Abraço,

    Rui

    ResponderEliminar
  7. Bem!...
    Voce faz parecer isto muito facil.
    Gostei da forma com descreveu essa aventura que é uma maratona, parabens e as melhoras do joelho.
    bj eugenia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

OMD200(160+40)

16ª Maratona do Porto

Interrogações