100K DE S. MAMEDE

Começo a preparar-me, especificamente, para os 100 kms da Serra de S. Mamede (UTSM), para já é a parte psicológica e de logística que mais atenção dou, no que toca às corridas de preparação estou a continuar com o plano de treino que usei para os trilhos de Almourol e só adicionar mais umas corridas em montanha, que a tenho mesmo à porta de casa.
Não consigo fazer nenhuma antevisão objectiva do tempo que vou demorar a correr a montanha, mas vou apontar para um tempo superior a 15h, sendo que tenho até 24h para terminar a prova.
De qualquer maneira o que agora tenho para planear é a hidratação e alimentação na corrida, conseguir articular muito bem com os pontos de apoio que a organização disponibiliza. Esta é uma parte importante que não posso descuidar e é por aqui que reside metade do êxito ou do fracasso.
Entretanto hoje não fui correr, estava previsto a corrida, mas optei por fazer pausa. A corrida continua a ser uma paixão e não uma obrigatoriedade, por isso, e até para marcar (de mim para mim) posição quanto a isso, hoje o dia foi de folga...
Amanhã voltarei às corridas com todo o entusiasmo.
Boas corridas.

Comentários

  1. Ricardo, respondendo ao teu comentário:
    Uma vez que nunca fiz nenhuma prova com esta distância, não tenho experiência nesse domínio.
    No entanto, perguntei ao Tiago Dionísio, que conheço pessoalmente e que também participará no UTSM, o que é que ele comia. Ele é um bocado pragmático e diz que come tudo o que houver nos postos de abastecimento. Diz que a Coca-cola é excelente, porque dá energia e ajuda o estômago a lidar com a variedade de porcarias que come ao longo do dia :-)
    Eu estou a pensar levar 2 contentores de 0.5L cada um, dentro da mochila obrigatória, sendo que num deles colocarei isostar em pó e no outro vou carregando água nos postos de abastecimento (mais ou menos de 10 em 10 km) e faço nessa altura o isostar com o pó que levo no outro contentor. Assim cumpro a regra de levar 1L de contentor e apenas transporto de cada vez 0.5L de isostar. Além disso, levo barras energéticas com poucas calorias cada, para ir comendo ao longo de todo o dia, juntamente com o que houver nos postos.
    O problema que me falta resolver é que a mochila, apesar de fazer com ela os treinos longos todos, acaba sempre por me magoar no fundo das costas. Tenho que arranjar uma forma de protecção daquela zona, senão chego ao final do dia com uma ferida grande nas costas.
    Fora o que referi, vou levar o equipamento que está no regulamento, que inclui frontal mais pilhas de reserva e telemóvel, acho eu.
    Eu vou fazer a coisa muito calmamente. Vou caminhar bastante. Estou a prever (espero não estar a exagerar) um tempo na ordem das 15 a 16 horas.
    Lá nos veremos na partida, então.
    Em princípio, irei com a T-shirt azul do Stress (embora me tenha inscrito pelo GMES) e com uma mochila encarnada.

    PS:Uma curiosidade, vi aqui que fizeste a maratona do Porto, este ano, em 3:26:56h. Eu passei a meta com mais 9 segundos, embora possa não ter sido exactamente no mesmo minuto, uma vez que são tempos de chip e não de relógio da prova. Mas andámos a correr lado a lado, seguramente.
    Um abraço.
    ZM

    ResponderEliminar
  2. Por aqui já se sentem borboletas na barriga...
    Acredito em ti, como sempre.
    Sei da tua garra, preserverança e de que fibra és feito!!
    Vai ser um dia maravilhoso... muito mais que a conquista de chegar ao fim ...mas o sabor do caminho a percorrer.
    Aquele abracinho*
    459

    ResponderEliminar
  3. Boa Ricardo, prepara-te bem e sem esquecer a parte psicológica, esta normalmente começa a surgir a partir do momento em que tomamos a decisão de participar, até parece que as outras provas "mais pequenas" nada custam comparando com o objectivo principal da/s ultra/. Estarei por lá também, partiremos e depois logo se verá, na certeza que teremos 24 horas para acabar "aquilo". Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaquim,
      Pois eu acho que a parte psicológica é a minha mais valia e preparo-a juntamente com tudo o resto.
      Acho que vou chegar "aquilo" com capacidade para fazer entre as 15/16horas, mas a saber que tenho 24h para acabar. Para já é esperar que tudo corra bem até lá.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Ricardo,

    És mesmo um tipo de coragem! Desejo-te toda a força para conseguires alcançar esse objectivo!

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  5. Ola Ricardo,
    Só de grande atletas, 100km não é para todos...
    não imagino a correr tal distancia.. pode ser que um dia aventure!!
    Continuação de ótima preparação tudo de bom!!
    Abc
    VV

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

OMD200(160+40)

16ª Maratona do Porto

Interrogações