segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Semana Zero - partida

Começo hoje a preparação para a Maratona do Porto. Este ano vou com o objectivo de baixar as 3h30m e aproximar-me o mais possível das 3h20m. Para isso preparei um plano de treinos feito com o conhecimento que fui adquirindo e com os tipos de treino que percebi que resultam melhor comigo.
Praticamente serão 5 treinos semanais:
- Os treinos de séries, variando o tipo de séries desde os 800m até aos  3.200m, são os mais difíceis de fazer, no entanto noto grande diferença de performance quando os faço. Naturalmente fazem parte do meu plano (e espero que do meu treino) a  partir da 3ª semana, um treino de séries por semana.
- Os treinos longos obrigatoriamente vão fazer parte do plano, com a  distância destes treinos a situar-se entre os 20 e 30Kms, alterando o  tipo de ritmo e de percurso efectuado e num tempo nunca excedendo as 3h de corrida. Vai haver duas excepções, das quais destaco esta: no  dia do meu 35º aniversário um treino com 35Kms para comemorar. A  planificação é de um treino por semana e de duas em duas semanas dois longos em dias seguidos. Serão feitos às sextas à noite e aos sábados de manhã, para diminuir o tempo de recuperação entre eles. Tenho que ter atenção ao aumento da quilometragem e aos ritmos impostos nestes treinos para não ser atacado por nenhuma lesão...
- Os restantes 2-3 treinos serão para rolar, fazendo a tal recuperação activa.

Vão ser 13 semanas de treino duro, sempre sem me esquecer que a minha vida não é isto, e isto (a corrida) é um dos simples prazeres que tenho. Corro porque gosto, corro para me vingar do stress e das tensões, corro para me divertir. Se não for para curtir cada quilómetro: não vale a pena!