Semana Zero - partida

Começo hoje a preparação para a Maratona do Porto. Este ano vou com o objectivo de baixar as 3h30m e aproximar-me o mais possível das 3h20m. Para isso preparei um plano de treinos feito com o conhecimento que fui adquirindo e com os tipos de treino que percebi que resultam melhor comigo.
Praticamente serão 5 treinos semanais:
- Os treinos de séries, variando o tipo de séries desde os 800m até aos  3.200m, são os mais difíceis de fazer, no entanto noto grande diferença de performance quando os faço. Naturalmente fazem parte do meu plano (e espero que do meu treino) a  partir da 3ª semana, um treino de séries por semana.
- Os treinos longos obrigatoriamente vão fazer parte do plano, com a  distância destes treinos a situar-se entre os 20 e 30Kms, alterando o  tipo de ritmo e de percurso efectuado e num tempo nunca excedendo as 3h de corrida. Vai haver duas excepções, das quais destaco esta: no  dia do meu 35º aniversário um treino com 35Kms para comemorar. A  planificação é de um treino por semana e de duas em duas semanas dois longos em dias seguidos. Serão feitos às sextas à noite e aos sábados de manhã, para diminuir o tempo de recuperação entre eles. Tenho que ter atenção ao aumento da quilometragem e aos ritmos impostos nestes treinos para não ser atacado por nenhuma lesão...
- Os restantes 2-3 treinos serão para rolar, fazendo a tal recuperação activa.

Vão ser 13 semanas de treino duro, sempre sem me esquecer que a minha vida não é isto, e isto (a corrida) é um dos simples prazeres que tenho. Corro porque gosto, corro para me vingar do stress e das tensões, corro para me divertir. Se não for para curtir cada quilómetro: não vale a pena!

Comentários

  1. Boas Ricardo...

    Também já iniciei o meu plano e há mais malta a aplicar-se bem... gostei do teu objectivo ser de te aproximares das 3:20 ... Também vou tentar treinar para isso... Vamos ver se isto incentiva uns e outros.

    Abraço,

    Rui

    ResponderEliminar
  2. Desejo uma boa preparação. Sem lesões, contrariedades de maior, etc. Não perdendo de vista o essencial, isso que focas, o teu Porque corres. Isso é fundamental.

    Quem sabe se me deixo embalar e dia 7 de Novembro de manhã nos encontraremos de novo no Porto, mas desta vez dentro da Partida para a Maratona?

    Um beijinho do Continente

    Maria Sem Frio Nem Casa

    ResponderEliminar
  3. Ricardo,

    São boas essas dicas que deixas. Da minha parte também conto "meter" séries a partir da segunda quinzena de Agosto e, para além das de 1 minuto, que comigo resultam bastante, vou tentar também fazer algumas mais longas.
    Quanto aos treinos longos, vou manter um por semana (ao domingo de manhã), sempre entre os 25 e os 30 km com o duplo objectivo de aumentar a endurance e de melhorar a minha reacção aos abastecimentos e à alimentação, aquele que considero a minha maior debilidade na maratona.
    Força daí, que por aqui vou ver se me aguento!

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo!
    Uma boa preparação para o Porto.
    Com a experiência acumulada irás efectuar a preparação que te levará a um bom resultado.
    Grande abraço,
    Luís mota

    ResponderEliminar
  5. Olá Ricardo
    um bom caminho até ao Porto, no meu caso ainda estou no rescaldo da UMA mas claro o plano está delineado, dia 7 de Novembro veremos se bem, mal ou nem por isso.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar
  6. Olá Ricardo,
    Que a preparação para a Maratona corra da melhor forma sem percalços.
    Para mim vai ser a minha primeira Maratona em estrada, em Setembro vou começar a minha preparação para estreia!!!
    Aguenta-te sempre, eu vou fazer por isso!
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  7. Boa viagem neste começo de uma nova aventura!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ricardo;

    Boa preparação para o Porto. Bom objectivo 1o partir e 2o objectivo chegar, gostei!
    Ter prazer em cada Kilómetro é o melhor de tudo.
    Lá para final de Novembro vou iniciar a minha preparação para a minha 1a maratona, que será em Roterdão.

    Um abraço
    Xavier

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

OMD200(160+40)

16ª Maratona do Porto

Interrogações